Que a pandemia trouxe muitas dúvidas em relação ao contágio do Coronavírus, ao tratamento e, também aos testes de detecção da Covid-19. Mas afinal, você sabe quais são eles e quando é preciso fazê-los? Veja abaixo os tipos de exames e indicações:
RT-PCR: Também conhecido como teste molecular, detecta a presença do material genético do vírus SARS-Cov-2, isto é, faz a detecção direta do coronavírus em secreções respiratórias ou saliva e revela se a pessoa está com Covid-19 ou não. Ele é recomendado ser realizado entre o terceiro dia dos sintomas até o sétimo dia.
Teste rápido: Este tipo de teste detecta a presença de anticorpos IgM ou IgG, e é chamado imunocromatografia (geração de cor a partir de uma reação entre o antígeno e o anticorpo). Ele é realizado por meio da retirada de uma gota de sangue do dedo. A sua coleta é recomendada fazer após sete dias, em que se detecta a presença de anticorpos no sangue em sua fase aguda (IgM), após o 11º dia, os anticorpos identificados são associados à fase convalescente da doença (IgG).
Teste sorológico: Esse teste também detecta anticorpos, mas utiliza-se de mecanismos diferentes do teste rápido, e é coletado através da punção do sangue na veia do paciente. São três tipos: o imunoensaio enzimático (ELISA), baseado em uma reação enzimática; o quimioluminescência (CLIA), que torna a reação antígeno-anticorpo visível por uma reação química; e imunofluorescência, em que a leitura do resultado é realizada a partir da fluorescência formada na reação do antígeno com o anticorpo. A sorologia eletroquimioluminescência (ECLIA), identifica os anticorpos totais, sem fazer diferenciação entre eles. A coleta deve ser feita após o sétimo ou décimo dia de sintomas.
Abrir Conversa
Olá! Como podemos te ajudar?
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.OkPoliticas de Privacidade