O que é exame toxicológico?
O exame toxicológico tem como objetivo detectar se uma pessoa consumiu ou teve contato com algum tipo de substância psicoativa, seja ela ilícita ou não, por um período de 90 a 180 dias anterior a realização do teste. Este exame é uma exigência a todos os motoristas que pretende obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D ou E. O exame tornou-se obrigatório após a publicação da Lei Federal 13.103/2015, mais conhecida como Lei do Caminhoneiro. O motorista deve submeter-se ao exame toxicológico nos casos de:
– Obtenção da CNH;
– Alteração de categoria da CNH;
– Renovação da CNH;
– A cada 2 anos e 6 meses (segundo a nova lei federal nº 14.071/20, que institui o Toxicológico Periódico);
A Lei do Caminhoneiro é válida em todo o Brasil desde março de 2016 e pouco tempo depois, o exame toxicológico passou a ser exigido também nas admissões e desligamento de motoristas profissionais contratados por CLT.
Qual o procedimento?
O exame é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos ou pelos. O procedimento é simples, pois corta-se uma fina mecha de cabelo próximo à raiz ou então, raspa-se pelos de uma parte do corpo (peito, pernas, braços, axilas), sendo assim, trata-se de um exame indolor e não invasivo e não requer nenhum tipo de preparação prévia.
Sendo assim, o uso de produtos como gel, shampoo, condicionador ou tintura não influenciam no resultado do teste, o cabelo pode estar, tingido, alisado, com permanente. No entanto, para garantir sucesso na coleta, o cabelo não pode estar molhado ou úmido e é necessário estar com pelo menos 3 cm de comprimento.
Nós da Santa Otília realizamos este exame, para saber mais entre em contato conosco!